Atividades
- Identificação e recolha de boas práticas na área da avaliação participativa em Ação Humanitária, por parte dos parceiros envolvidos no projeto, para a realização do relatório de prospeção (Outlook report).
- Realização de uma formação de curta duração dirigida aos parceiros do projeto com o objetivo de promover a troca de ideias e a partilha de conhecimentos para a consolidação do Syllabus (unidade curricular).
- Desenvolvimento de três Eventos Multiplicadores em Portugal, Espanha e Turquia para a disseminação das ferramentas de e-learning. Estes eventos serão dirigidos a potenciais utilizadores nomeadamente ONG e IES.
- Realização de dois Programas de Estudos Intensivos, a serem realizados no âmbito da fase piloto da implementação do Syllabus, direcionado para estudantes, professores e profissionais que trabalham na área da ação humanitária.
- Ao longo do projeto serão levadas a cabo quatro reuniões transnacionais de gestão de projeto (online e presencias). Paralelamente e sempre que necessário, serão promovidas reuniões virtuais entre os parceiros.
- Reflexão e preparação do Manual sobre metodologia de avaliação em ação humanitária, que condensará todas as aprendizagens obtidas durante o projeto, a descrição completa da unidade curricular e os métodos e técnicas de ensino. No final do projeto será realizada uma Conferência Final em Portugal para apresentação do Manual e partilha de resultados.
Resultados previstos
1. Sistematização exaustiva das necessidades e abordagens de avaliação participativa existentes aplicadas à Ação Humanitária, em particular, no que diz respeito à capacidade de resposta em situações de emergência e à integração de refugiados
2. Contribuir de uma forma inovadora para o ensino em AH, através de:
- Adaptação do ensino/ferramentas de ensino na área da avaliação participativa
- Adaptação para a transição digital, reforçando as capacidades para o ensino à distância, essencial para os profissionais ativos em contextos humanitários;
- Capacitação de 19 professores de IES, 65 estudantes e 9 trabalhadores de ONG para desenvolver e implementar métodos e sistemas de avaliação no domínio do ensino de AH;
- Capacitação de 19 professores de IES, 65 estudantes e 9 trabalhadores de ONG no ensino à distância.
3. Melhorar o trabalho estratégico conjunto entre as IES e entre as IES e as ONG
4. Aumentar a sensibilização e alcançar os stakeholders na Europa através dos eventos de disseminação