Projeto

Objetivos

  1. Melhorar a qualidade e a relevância do ensino na área da avaliação participativa nas Instituições de Ensino Superior europeias, especificamente em programas de integração de refugiados
  2. Inovar nas metodologias de ensino em Ação Humanitária, desenvolvimento de novos instrumentos e ferramentas a nível pedagógico e substantivo, que possam ser replicadas em diferentes contextos
  3. Fazer corresponder as competências com as necessidades de formação a nível profissional, contribuindo para um trabalho de Ação Humanitária mais eficaz no terreno

Estratégia

Para alcançar os seus objetivos, o projeto começará por uma identificação das melhores práticas na avaliação da Ação Humanitária e uma atualização das necessidades em metodologias de avaliação, em estreita colaboração entre IES e ONGs. Esta fase resultará numa análise abrangente no que respeita à avaliação participativa (relatório de prospeção – Outlook report).

Numa segunda fase, o projeto definirá a estrutura, conteúdo e metodologia da unidade curricular e dos seus módulos, com base no relatório de prospeção. O objetivo nesta fase é desenvolver o Syllabus da unidade curricular.

O projeto centrar-se-á também no desenvolvimento de todas as ferramentas de e-learning, concebidas para reforçar as capacidades do ensino à distância na área da ajuda humanitária.

A unidade curricular será testada num curso piloto que durará um semestre, a acontecer durante o tempo de vida do projeto. O curso piloto incluirá também um Programa de Estudo Intensivo, no qual professores e estudantes serão expostos às metodologias que serão ensinadas nas instituições que trabalham com refugiados sírios na Turquia.

Finalmente, o projeto desenvolverá um Manual de metodologias de avaliação para AH, que será um guia prático sobre como planear e conduzir a avaliação participativa em AH.

No final do projeto, estudantes e ONGs poderão incorporar a avaliação no seu trabalho como uma parte significativa da programação e gestão do conhecimento.