Objetivos
- Melhorar a qualidade e a relevância do ensino na área da avaliação participativa nas Instituições de Ensino Superior europeias, especificamente em programas de integração de refugiados
- Inovar nas metodologias de ensino em Ação Humanitária, desenvolvimento de novos instrumentos e ferramentas a nível pedagógico e substantivo, que possam ser replicadas em diferentes contextos
- Fazer corresponder as competências com as necessidades de formação a nível profissional, contribuindo para um trabalho de Ação Humanitária mais eficaz no terreno
Estratégia
Para alcançar os seus objetivos, o projeto começará por uma identificação das melhores práticas na avaliação da Ação Humanitária e uma atualização das necessidades em metodologias de avaliação, em estreita colaboração entre IES e ONGs. Esta fase resultará numa análise abrangente no que respeita à avaliação participativa (relatório de prospeção – Outlook report).
Numa segunda fase, o projeto definirá a estrutura, conteúdo e metodologia da unidade curricular e dos seus módulos, com base no relatório de prospeção. O objetivo nesta fase é desenvolver o Syllabus da unidade curricular.
O projeto centrar-se-á também no desenvolvimento de todas as ferramentas de e-learning, concebidas para reforçar as capacidades do ensino à distância na área da ajuda humanitária.
A unidade curricular será testada num curso piloto que durará um semestre, a acontecer durante o tempo de vida do projeto. O curso piloto incluirá também um Programa de Estudo Intensivo, no qual professores e estudantes serão expostos às metodologias que serão ensinadas nas instituições que trabalham com refugiados sírios na Turquia.
Finalmente, o projeto desenvolverá um Manual de metodologias de avaliação para AH, que será um guia prático sobre como planear e conduzir a avaliação participativa em AH.
No final do projeto, estudantes e ONGs poderão incorporar a avaliação no seu trabalho como uma parte significativa da programação e gestão do conhecimento.