Declaração de Lisboa para o Desenvolvimento do Serviço Social e da Ação Humanitária no sec. XXI

No dia 16 de novembro de 2023, em Lisboa, no âmbito das atividades da Conferência Final e como resultado do projeto InovHumRe, os presidentes do IFSW, IASSW e ICSW e os representantes do ISCTE e da UNED, assinaram a Declaração de Lisboa para o desenvolvimento do Serviço Social e da Ação Humanitária no século XXI.

É uma declaração que coloca em perspetiva o reforço da ajuda humanitária, a melhoria das competências e competências dos assistentes sociais, a conceção de novos programas de formação e a necessidade de apostar na participação e no co-desenho como estratégias para melhorar a inclusão social. Neste sentido, esta declaração constitui-se como um contributo muito relevante para o trabalho social no domínio da ajuda humanitária, aprovada com o consenso unânime da IFSW, IASSW e ICSW.

Annamaria Campanini, Presidente da IASSW, comentou: “A Declaração de Lisboa é um marco na nossa jornada coletiva em direção a um ambiente de trabalho social mais equitativo e recetivo a nível mundial. O seu foco na formação especializada e na digitalização reflete a evolução das necessidades dos nossos tempos e a necessidade de permanecermos à frente nos nossos esforços humanitários.”

Joachim, Presidente da IFSW, acrescentou: “Esta Declaração marca uma nova era na ação humanitária, onde a colaboração entre o Estado, a sociedade civil, os sectores privados e os membros comuns da comunidade é fundamental. A ênfase na paz, segurança e boa governação como princípios fundamentais abre o caminho para intervenções sociais mais eficazes e equitativas.”

Sang-Mok Suh, Presidente do ICSW, declarou: “O apelo da Declaração de Lisboa à cooperação internacional e a sua inclusão na Agenda Europeia significam um grande passo no trabalho social global e nos esforços humanitários. A criação de uma plataforma digital e o impulso para a internacionalização das universidades são desenvolvimentos particularmente estimulantes, prometendo um futuro de conhecimento partilhado e práticas inovadoras.”

Descarregue a Declaração