InovHumRe – Innovation In Humanitarian Response | Short Term training

Entre os dias 20 e 24 de setembro, em Ankara, na Turquia, decorreu a primeira formação de curta duração, na Universidade de Hacettepe.

A formação decorreu em formato híbrido, contando com a presença virtual da equipa de projeto da Fundação Getúlio Vargas (Brasil), que devido às restrições impostas pela pandemia não puderam viajar.

A formação teve como objetivos: (1) discutir e rever os resultados dos relatórios sobre o estado da avaliação participativa nos cinco países da parceria, elaborados pelos parceiros sobre o envolvimento dos stakeholders na avaliação em ação humanitária; (2) discutir as ferramentas para o ensino a distância da unidade curricular a desenvolver pelo projeto; (3) refletir sobre a estrutura do Handbook que será escrito pela equipa do projeto e (4) partilhar ideias sobre os conteúdos da unidade curricular  de Avaliação Participativa em Ação Humanitária que será desenvolvida conjuntamente no âmbito do projeto.

A realização desta formação foi de extrema importância pois não só, pela primeira vez, foi possível o contacto presencial entre os membros da parceria, como também foram revistos os quatro outputs do projeto, com especial incidência no primeiro, o relatório previamente elaborado e a construção do Syllabus, o output seguinte.

Infelizmente, devido à situação da pandemia da Covid19 não foi possível realizar as visitas de campo previstas a entidades que trabalham com refugiados. Mas foi possível mitigar esse efeito pela participação na formação de representante de ONG com essa experiência, que partilharam o seu trabalho.

Assim, nesta formação, foram revistos os resultados dos relatórios de cada um dos parceiros, foram desenhadas as bases e linhas gerais para a constituição do Syllabus, foram revistas todas as etapas do projeto, garantindo a sua execução plena, assim como foram identificados os principais constrangimentos que o projeto poderia enfrentar, nomeadamente devido à pandemia.

As equipas estavam muito motivadas para este encontro, tendo sido fortalecidas as relações de trabalho entre todos!