Fundada em 1972, o Iscte é uma universidade pública de elevada qualidade distinguida pela sua forte componente em estudos de pós-graduação e pesquisa científica.
Acolhe aproximadamente 10.000 alunos em licenciaturas e programas de pós-graduação nas suas 4 escolas: Escola de Ciências Socias e Humanas; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Escola de Gestão; Escola de Tecnologias e Arquitetura.
A internacionalização é um dos pilares da estratégia de crescimento do Iscte, contando com quase 20% de alunos internacionais, dentro do seu corpo discente. A universidade está envolvida em projetos de cooperação, redes e parceiras à escala mundial. Em setembro de 2021 foi divulgado THE World University Ranking 2022, que coloca o Iscte no Top 800 das melhores universidades do mundo, nas áreas da Gestão e Economia; Humanidades, Ciências Socias e Políticas Publicas; Tecnologias e Arquitetura.
EQUIPA
Paulo Pedroso nasceu em 1965. É sociólogo e atualmente leciona Ciência Política no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Foi Diretor Executivo Suplente do Grupo do Banco Mundial (2018 – 2020).
Enquanto político foi Ministro do Trabalho e da Solidariedade (2001-2002), Secretário de Estado do Trabalho e Formação (1997-2001) e Membro do Parlamento entre 1999-2005 e 2008-2009. Foi consultor internacional do Ministro da Solidariedade da República Democrática de Timor-Leste (2013-2014).
Implementou a avaliação de política pública em Portugal, São Tomé e Príncipe e Turquia. Atualmente coordena a equipa de avaliação do PANORAMED, a Plataforma de Governança da INTERREG Med.
Foi coordenador de equipa e expert nos projetos técnicos de assistência financiados pela EU na Roménia, Turquia e Bulgária. Atualmente trabalha na assistência técnica à gestão da segurança social em Angola e Timor-Leste.
Joana Azevedo é professora assistente no Departamento de Sociologia do ISCTE -IUL e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES – ISCTE), é Co-Diretora do Mestrado em Ação Humanitária, um programa conjunto oferecido pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas e o Iscte Business School.
É coordenadora executiva do Observatório para a Emigração (OEM) e membro do Observatório para a Comunicação (OberCom).
É doutorada em Teoria Social e Investigação pela Universidade La Sapienza em Roma. Tem uma pós-graduação em Análise se Dados em Ciências Sociais e licenciatura em Sociologia pelo ISCTE. Desde 2011 leciona no ISCTE na área da sociologia, ciências da comunicação, migrações e ação humanitária e métodos de pesquisa em ciência social.
Jorge Ferreira, Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Políticas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL; 1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL;1990).
Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada – História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano Zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL; 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça. Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d’aide á lá Santé mental – SPASM, Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for Mental health, Escócia (1994).
Participação em programas e projetos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de ação, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes); Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Proteção à Criança; Direitos da Criança, políticas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias.
Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa . ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e cientifico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com Universidades Europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha.
Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Annelien Groten é professora e doutoranda no ISCTE com especialização em Ajuda Humanitária e Desenvolvimento, contando com mais de 20 anos de experiência no terreno. O seu foco é no impacto da ajuda humanitária nos seus destinatários. Atualmente é consultora internacional onde trabalha na área da Monitorização e Avaliação com foco no género, direitos humanos e justiça na Ásia e no Médio Oriente.
Nas últimas duas décadas ocupou diversos cargos em ONGs nacionais e internacionais na área da ajuda humanitária em vários países como: Zâmbia, Moçambique, Nepal, Vietnam, Palestina, Egipto, entre outros. Tem uma vasta experiência na análise crítica da ajuda humanitária e desenvolvimento e tem estado diretamente envolvida em projetos direcionados para o empowerment de grupos marginalizados, apoiando as suas reivindicações numa perspetiva de direito humanos e justiça.
Tem também experiência na capacitação de ONG nacionais e internacionais no seu desenvolvimento estratégico, monitorização e avaliação e investigação na área do género e justiça social. É membro da equipa de docentes do curso avançado de Ação Humanitária do ISCTE, focado na intervenção para desenvolvimento humanitário, apoio nas catástrofes naturais, crises económicas e sociais, guerras e conflitos, epidemias entre outras situações a nível mundial que carecem do crescente apoio da ação humanitária.
Como consultora independente liderou e participou em inúmeros projetos, relacionados com situações humanitárias, entre os quais:
“Effectiveness of Amnesty International work during Operation protective Edge”, Amnistia Internacional, 2017;
“10 year impact study on South Hebron Hills”, 2018 Breaking the Silence, Israel; “Impact evaluation of Norwegian Refugee Council Legal Aid Programme”, 2017, Israel/Palestine;
“Capacity building in monitoring and evaluation amongst partner NGOs in Myanmar’ 2018/19”, Norwegian’s People’s Aid, Myanmar;
“Management of emergency assistance projects for Trocaire Occupied Palestinian Territories programme”, 2009-2011;
“Management of Emergency Situation Centre”, UNICEF Mozambique and Namibia, 2007.
Raquel Freitas é professora convidada do ISCTE. Tem especialização em Relações internacionais, Políticas Públicas Europeias, Ciência Política, Política Comparativa e Economia Politica. Atualmente é Vice-Diretora do curso avançado em Ajuda Humanitária do ISCTE, onde leciona introdução aos fundamentos, conceitos chave e desafios na ajuda humanitária.
É também regularmente convidada para lecionar na pós-graduação em Crise e Ação Humanitária e no Curso de Defesa Nacional (módulo sobre resposta humanitária em situações de conflito) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. O seu doutoramento focou-se no mandato e no apoio operacional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados sobre o Deslocação Interna de Pessoas.
Tem uma vasta experiência no trabalho como consultora para o ACNUR e outras organizações, quer nas próprias sedes quer no trabalho de terreno. Foi conselheira do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação onde tinha a seu cargo a relação com as agências da UN, resposta humanitária, migrações, desenvolvimento político. Foi responsável por mapear o sistema português de reposta humanitária.