UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia) é a maior universidade pública de Espanha. Com mais de 200.000 estudantes a inscreverem-se todos os anos num sistema de ensino inovador, combinando o ensino à distância com o apoio presencial, oferecendo um modelo flexível e adaptável às necessidades individuais dos estudantes.
Tendo a equidade como um dos pilares, a UNED promove a integração das mulheres na universidade e no mercado de trabalho e foi a primeira universidade pública a ter duas reitoras. A UNED investe também na adaptação de programas para pessoas com deficiência e grupos em situação de desvantagem.
Movida pela sua vocação em universalizar o Ensino Superior e facilitar o acesso à Universidade, a UNED inicia a sua expansão geográfica, criando os centros UNED, trazendo as suas ofertas à população mais afastada das grandes cidades. Prontamente, a UNED focou-se na sua expansão internacional na Europa e na América, exportando o seu modelo educacional. Desde a sua origem até aos dias de hoje a UNED experienciou uma revolução tecnológica que agora atingiu o seu pico de desenvolvimento, no qual inúmeras instituições nacionais e internacionais confiam.
Sem dúvida, uma das áreas de maior desenvolvimento da UNED tem sido a sua oferta formativa, que aumenta de ano para ano com novas licenciaturas, adaptando-se às exigências da Sociedade do Conhecimento com a criação, para nomear alguns exemplos, das licenciaturas conjuntas ou das recentes Micro-Licenciaturas, pioneiras em Espanha, respondendo ao compromisso europeu para os programas de formação de curta duração.
EQUIPA
Antonio López Peláez
Professor Universitário em serviço Social e Serviços Sociais, no departamento de Serviço Social da Faculdade de Direito da UNED, desde 2010. Doutorado em Sociologia e Filosofia, as suas linhas de investigação focam-se na análise de problemas sociais nas diversas populações, metodologias de intervenção social e a inter-relação entre as novas tecnologias e o Serviço Social. É investigador principal do grupo Koinania: grupo de investigação interdisciplinar em Serviço Social, História, Direito e Intervenção Social (UNED, Ref. G162) (https://blogs.uned.es/koinonia/). È Diretor da cadeira em Inovação nos Serviços Sociais e Dependência (https://blogs.uned.es/catedraunedfuenlabrada/). Fora do âmbito universitário é fundador do fundo para a Fundação Abracadabra: Mágicos em Solidariedade. Desde novembro de 2020 é Diretor Executivo do Conselho Internacional para o Bem-estar Social (www.icsw.org).
Marta Lora-Tamayo Vallvé
Professora a tempo integral do Departamento de Direito Administrativo da Universidade Nacional de Ensino à Distância (UNED). Diretora do Instituto Lincoln de Políticas de Base. Coordenadora Académica do Mestrado em Políticas Urbanas e desenvolvimento Urbano Sustentável (UNED – LILP). Coordenadora Académica do Grupo Participativo com a Câmara Municipal de Madrid.
É membro da Associação para a Lei do Planeamento e Direitos de Propriedade (ALPDP) e da Paltaforma Internacional de Experts para a Lei do Planeamento. A sua pesquisa tem-se focado na lei urbana numa perspetiva histórica e comparativa. Possui 10 publicações enquanto autora. A sua última publicação em inglês intitula-se “The Europeanization of planning law. The European –land use, silent revolution” Wolters Kluwers. 2018.
Raquel Pelta
Doutorada pela Universidade de Barcelona, Raquel Pelta é Investigadora de Design e professora na Faculdade de Belas Artes (Licenciatura em Design) nessa mesma Universidade, onde coordena também o Doutoramento em Estudos Avançados em Produções Artísticas.
Tem um Mestrado em Informação e Sociedade do Conhecimento e um Mestrado em Serviço Social, Bem-estar e Metodologias em Intervenção Social. As suas áreas atuais de investigação e publicações recentes centram-se na prática e teoria do Design Social e Co-design. Está a conduzir uma investigação de doutoramento sobre co-design aplicada ao Serviço Social e grupos e é investigadora em formação, Programa Doutorais de Direito e Ciências Socias (Escola Internacional de Doutoramento, UNED).
Ángel de Juanas Oliva
É professor sénior em Pedagogia Social na Universidade Nacional de Ensino à Distância (UNED). Doutorado em Psicologia Educacional (UCM) e licenciado em Psicopedagogia e Ensino (UCM).
Investigador no grupo de investigação de intervenção socio-educacional (UNED) e membro do Conselho Executivo da Sociedade Ibero-Americana de Pedagogia Social (SIPS). É também editor associado na revista Educación XX1, Fronteiras e Psicologia, Pedagogia Social Revista Interuniversitária, na revista RICYDE na área da Formação em Educação Física e na Revista de Psicologia e Educação.
Francisco Javier García Castilla
Licenciado e Doutorado em Sociologia através do programa de exclusão social e política providenciado pela Univesidade Pontificia Comillas de Madrid. Tem também uma licenciatura em Sociologia e um diploma em Serviço Social pela mesma Universidade. Tem trabalhado como professor a tempo integral no Departamento de Serviço Social na Faculdade de Direito da UNED.
Os seus tópicos de interesse e suas áreas atuais de investigação desenvolvem-se em torno da forma como os jovens ocupam o seu tempo, lazer, bem-estar e valores sociais. Tem também interesse em áreas relacionadas com autonomia e transição para a vida adulta, adolescência e risco, trabalho social e serviços sociais, inclusão social em particular pessoas em situação de vulnerabilidade, substâncias psicoativas e segurança rodoviária. É atualmente o vice-reitor dos Estudantes e Comunicação na Faculdade de Direito. É membro do Comité de Diretores da Associação Científica de Sociologia de Madrid (AMS), desde 2012, sendo vice-presidente do Comité desde Maio de 2019.
Rafael Acebes Valentín
Professor Associado na Universidade Nacional de Ensino à Distância (UNED) nas áreas de conhecimento: Trabalho Social e Serviços Sociais desde 2011. Membro do grupo de ensino e inovação DIPASO: GID2020-6 da UNED: Desafios do ensino da digitalização e da participação pública e social no âmbito dos ODS.
Membro do grupo interdisciplinar de investigação em serviço social, história, direito e intervenção social na UNED: Koinonía. Funcionário público e assistente social na Câmara Municipal de Segovia desde 1995, ocupou vários cargos, entre os quais se pode destacar: coordenador de educação e juventude, gestor de projeto no programa europeu para igualdade: Equalabel; diretor do Centro de Serviços Sociais de Segovia; responsável municipal pelo desenvolvimento da cooperação e associativismo, voluntariado e abrigo municipal e atualmente coordenador dos Centros Cívicos Municipais e diretor do centro Cultural San José.
Luisa Aránzazu Hernández Echegaray
Arantxa Hernández Echegaray formada em Serviço Social e licenciada em Ciências Laborais pela Universidade de Valladolid. Tem também uma licenciatura em Serviço Social pela Universidade de Murcia e uma pós-graduação, como Técnica Especialista, no trabalho com idosos e pessoas com deficiência, pela Universidade de Valladolid. Adicionalmente, tem um mestrado em Problemas Sociais pela Universidade Nacional de Ensino à Distância (UNED).
Em 2017 obteve o seu doutoramento com distinção em Serviço Social pela UNED. A sua principal área de trabalho é enquanto assistente social na Câmara Municipal de Palencia, nos serviços sociais comunitários, desde 2002. Trabalhou também na área das pessoas com deficiência.