Terminou o projeto InovHumRe – Innovation in Humanitarian Response. Foram 3 anos de intenso trabalho e uma boa cooperação entre os parceiros do projeto: Portugal – Iscte e IMVF; Espanha – UNED e Fundação Magtel; Turquia – Universidade Hacettepe, SHUDER e Sened; Brasil – Fundação Getúlio Vargas e Colômbia – Universidade ICESI.
As atividades previstas foram implementadas com sucesso e os resultados alcançados demonstraram-no:
1. Relatório de prospeção (Outlook report), que contém o estado da arte, as metodologias e as boas práticas no que diz respeito à avaliação participativa na área da ação humanitária em cada um dos países envolvidos – Portugal, Espanha, Turquia, Brasil e Colômbia;
2. Desenho e implementação de uma nova unidade curricular em Avaliação Participativa em ação humanitária, desenvolvida em parceria entre as universidades parceiras e as ONGs do projeto. Foi já ministrada no Iscte, UNED e Hacettepe University, passando a fazer parte da oferta formativa das universidades;
3. Criação de um canal no Youtube que reúne o acervo de vídeos elaborados pelos parceiros do projeto. Pode ser utilizado por professores, estudantes e profissionais, como ferramenta educativa para a aprendizagem e ensino da Avaliação Participativa em projetos de ação humanitária https://www.youtube.com/@InovHumRe;
4. Um Handbook, que condensa os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, incluindo exemplos práticos e enquadramento teórico. Procura fortalecer a cultura de avaliação no planeamento e execução de serviços sociais em contextos humanitários.
Como resultado adicional, destaca-se ainda a assinatura Declaração de Lisboa para o “Desenvolvimento do Serviço Social e da Ação Humanitária no século XXI”, entre o consórcio e os presidentes das três principais organizações internacionais de serviço social – International Association of Schools of Social Work, International Council on Social Welfare, International Federation of Social Workers. É uma declaração que coloca em cima da mesa o reforço da ajuda humanitária, a melhoria das competências e aptidões dos assistentes sociais, a conceção de novos programas de formação e a necessidade de apostar na participação e no co-design como estratégias para melhorar a inclusão social. A Declaração foi assinada no dia 16 de novembro de 2023, no Iscte, durante a Conferência Final do projeto.
O projeto envolveu estudantes, professores, investigadores, ONGs, profissionais de ação humanitária e à sociedade civil, em geral. Os grupos-alvo foram envolvidos nas diferentes fases do projeto. Os resultados estão disponíveis para utilização gratuita, no site do projeto, na página “Resultados”.
Assista ao video das atividades do projeto